14/11/2011

BUFFET - PREPARE SEU CARDÁPIO DE CASAMENTO

Entre os muitos afazeres de um casamento está o Buffet. Com tantas variedades disponíveis, fica dificil escolher o mais adequado ao seu casamento, então aqui vão algumas dicas.
O principal é adequar o cardápio ao estilo do casamento conforme o horário e local da recpção.
Para um casamento pela manhã é aconselhavel servir um Brunch (que serviria salgados, docinhos, sucos) da mesma forma para quem vai se casar no final da tarde. O Brunch antecede o almoço ou jantar, uma forma elegante, descontraída e econômica.
Há também o clássico bolo e champgne, muito usado para recpções de poucos pessoas.
Para quem não abre mão do almoço ou jantar é importante saber que normalmente o cardápio divide-se em: Entradas, Pratos Intermediários, Pratos Principais, Bolo de noiva), Sobremesas e Finalização.
Os tipos de serviços são:
Americano: Todos os convidados podem se servir e comer diretamente na mesa.
- Franco-americano: esse é o tipo que possibilita os conidados se servirem pessoalmente, comendo de pé, com o prato da mão.
- Francês: um dos mais formais e talvez requintados: os garçons servem os convidados em suas mesas.
- Inglês: os garçons servem igualmente os convidados às mesas, mas levam já os pratos preparados para cada pessoa.

Seja qual for sua escolha lembre-se que deve ter os quitutes que os noivos apreciam, porque além de agradar os convidados deve primeiramente estar tudo do gosto dos noivos.

Tipos de Recpção

Bolo e Champgne



Recpção adequada para casamento civil, ou cerimônia discreta com poucos convidados.
Econômica e fácil de preparar.
Um bolo de casamento, champanhe e refrigerantes.
Será necessário copos, pratos para bolo, talheres e gardanapos que poderão estar em uma mesa ao lado da mesa do bolo e champgne. Ou tudo em uma mesma mesa de acordo com sua preferência.
Não se esquece de preparar a mesa com uma toalha bonita e pequenos arranjos de flores para enfeitar.

Brunch



O Brunch é um café da manhã reforçado, deve ser servido em casamentos pela manhã em que os noivos não servirão almoço.
Também é uma recpção rápida de se preparar e pode ser econônica caso os noivos façam a recpção na casa de algum familiar, sem a necessidade de se contratar serviços externos para a preparação.
Costumam ser oferecidos sucos de frutas, café, leite, diversos chás, pão, bolos, bolachas e biscoitos, geleias, manteiga, diversos queijos e também salgadinhos, crepes, quiches e etc.
A decoração também pode ser simples. Para se servirem pode se colocar tudo em uma mesa ou em mesas individuais para os convidados.

Almoço



No almoço uma forma tradicional brasileira que também pode ser mais econômica se a recpção for feita na casa de algum familiar. Ótimo para casamentos descontraídos com familiares e amigos e realizado ao ar livre.
Ao preparar a sua festa de casamento estilo churrasco, não importa se em casa, em uma chácara ou até mesmo na churrascaria não use itens parecendo muito usados. Plástico também não é uma boa opção.
Dependendo do tamanho da festa, será bom contratar garçons e churrasqueiro, assim a noiva, noivo e as famílias desfrutarão muito da festa.
Um bom churrasco não deve faltar carnes variadas, arroz, feijão, farofa, vinagrete, saladas. E não esqueça do bolo de casamento para encerrar a festa, que não pode faltar em qualquer recpção.

Coquetel



Recpção ideal para casamentos no final da tarde, entre 16h e 19h. A duração do coquetel geralmente é de 2 horas. Boa opção para casamentos com poucos convidados. 
Para esse tipo de recpção, geralmente existem algumas mesas de apoio para os convidados e você pode providenciar que existam também algumas cadeiras e poltronas. O serviço deve ser feito por garçons que circulam entre os convidados, oferecendo bebidas.
Coleque nas mesas dos convidados aperitivos, pode também ser servido canapés, desde doces a salgados, não esquecendo, do bolo de noiva.
A decoração continua simples.

 Jantar




Recepção elegante e formal. A decoração pede um pouco de sofisticação por ser no período noturno, detalhes como velinhas suspensas pelo salão dão um charme todo especial.
O jantar deve ser do gosto dos noivos, contrate um buffet, não se esqueça da sobremesa e da mesa dos docinhos e bolo. Usa-se um bolo mais simples(cobertura sem  pasta americana) para servir aos convidados e o bolo de noiva apenas um andar verdadeiro para o corte. Entre os docinhos não se esqueça do bem-casado.